7 de outubro de 2010

* O jejum de Daniel - 1º dia

Resolveu Daniel firmemente não se contaminar com as finas iguarias do rei... “Experimenta, peço-te... Que se nos dêem legumes a comer e água a beber" (Dn 1:8 a 12)


Assim como Daniel dedicou três semanas completas (vinte e um dias) ao jejum e à oração, iniciamos hoje (07/10) a campanha de jejum de 21 dias e oração, o Jejum de Daniel.
07 - a perfeição de Deus
10 - a totalidade de Deus

A passagem da Biblia, tirada do livro de Daniel, é o exemplo de um “jejum parcial”, realizado em meio às atividades do dia-a-dia, com o propósito de alcançar de Deus a revelação de sua vontade. Chamamos “jejum parcial” porque consiste na aplicação de uma dieta limitada, ao invés da abstinência absoluta de alimentos.
Está claro que existe um valor muito grande neste tipo de jejum. Lendo os versículos seguintes deste capítulo de Daniel, verificamos que o culminar deste jejum foi uma tremenda visitação do anjo do Senhor com uma revelação indispensável a respeito das batalhas que se travam nas regiões celestes (versículos 13-22).
Além disso, o próprio Senhor, em sua visita a Daniel, assegura com palavras encorajadoras a eficácia de seu jejum e penitência:
“Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste teu espírito a compreender, e em que te humilhaste diante de teu Deus, tua oração foi ouvida, e é por isso que Eu vim.” (v. 12). Aleluia!

Quando nós somos movidos pela promessa de Deus e numa atitude que o agrada, começamos a transformar esta promessa em realidade no jejum e na oração, no momento em que nosso coração se humilha e busca a face do Senhor, nossas palavras são ouvidas no céu.
O tempo dedicado ao jejum é reservado para buscar o Senhor, mesmo em meio às atividades cotidianas. Somos convocados a intensificar nossa comunhão com Deus.
Segundo o desejo do Senhor Jesus, devemos fazer isto sem ostentação, mas com discrição e buscando agradar somente ao Pai.

Outro fator importante em um tempo de jejum é o propósito que nos move a fazê-lo. Um jejum sem propósito definido é como vagar num túnel escuro, sem se saber de onde vem ou para onde vai.

"Nosso propósito é pela reforma física e espiritual da nossa Sede Nacional."

ALIMENTOS QUE PODEM SER INGERIDOS

Nos 21 dias do jejum de Daniel, quem estiver fazendo deverá abster-se de qualquer hábito que produz prazer carnal.
Ex: assistir televisão, novelas, filmes, futebol, diversão na internet...etc.
Porém cada pessoa deverá tomar suas próprias decisões.
Lembrando que o período do jejum de Daniel é a morte do homem natural (carnal) e a ressurreição do homem espiritual (I Co 2:14-15).

O jejum de Daniel poderá ser feito por qualquer pessoa sendo necessário apenas observar o que Daniel disse: "Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras. Nenhuma coisa desejável comi. Nem carne nem vinho entraram na minha boca" (Dn 10:2-3).

Portanto tire aquilo que é desejável e passe a comer legumes, verduras e a beber água, ore, leia a Bíblia, louve, clame, esteja em total sincronia com Deus, nisto consiste os 21 dias de jejum de Daniel

OBS:
- Tomar água e sucos naturais em abundância. (nada de refrigerante)
- A alimentação deve ser com fartura porém a base de frutas e legumes (ninguém precisa passar fome).
- Alimentar-se durante todo dia sem restrições de horários.
- Crianças, adolescentes, idosos, gestantes e pessoas que estão sob tratamento médico não precisam fazer o jejum.
- Ninguém é obrigado a fazer o jejum de Daniel, esta é uma decisão pessoal.
- O uso da internet se restrige apenas a trabalho e assuntos que edificam a fé.
- Medite sobre os versiculos da Biblia do livro de Daniel.

Uma sugestão de roteiro para oração pessoal e meditação nos 21 dias de jejum. Imprima e deixe dentro da Biblia:
  • 07/10/2010 - 1°dia:- Ore o Salmos 15 e tome posse da herança que o Senhor reservou para você.
  • 08/10/2010 - 2°dia:- Ore o Salmos 19 e levante bandeiras de vitória na sua vida, em nome do Senhor.
  • 09/10/2010 - 3°dia:-Ore o Salmos 23 e deixe entrar o Rei da Glória na sua vida e na sua casa.
  • 10/10/2010 - 4°dia:-Ore o Salmos 33 e prove como o nosso Deus é bom.
  • 11/10/2010 - 5°dia:-Ore o Salmos 56 e mantenha o seu coração firme em meio às dificuldades.
  • 12/10/2010 - 6°dia:-Ore o Salmos 31 e receba o maravilhoso perdão que Deus tem para você.
  • 13/10/2010 - 7°dia:-Ore o Salmos 85 e creia que o Senhor ouve você nos dias de angústia.
  • 14/10/2010 - 8°dia:-Ore o Salmos 102 e bendiga o Senhor que afasta de nós os nossos pecados.
  • 15/10/2010 - 9°dia:-Ore o Salmos 26 e vença todo medo com a luz e a salvação que vem do Senhor.
  • 16/10/2010 - 10°dia:-Ore o Salmos 29 e exalte o Senhor que livra você de todos os males.
  • 17/10/2010 - 11°dia:-Ore o Salmos 114 e declare o seu amor e gratidão ao Senhor.
  • 18/10/2010 - 12°dia:Ore o Salmos 24 e volte seus olhos só para o Senhor seus caminhos.
  • 19/10/2010 - 13°dia:-Ore o Salmos 83 e encontre um abrigo seguro junto ao coração de Deus.
  • 20/10/2010 - 14°dia:-Ore o Salmos 53 e declare que o Senhor já está vindo em seu auxílio.
  • 21/10/2010 - 15°dia:-Ore o Salmos 120 e creia: o seu socorro vem somente do Senhor.
  • 22/10/2010 - 16°dia:-Ore o Salmos 148 e louve o nome santo do Senhor com toda a criação.
  • 23/10/2010 - 17°dia:-Ore o Salmos 125 e creia na promessa: você colherá frutos de alegria.
  • 24/10/2010 - 18°dia:-Ore o Salmos 146 e adore o Senhor que cura o seu coração ferido.
  • 25/10/2010 - 19°dia:-Ore o Salmos 137 e cante ao Senhor na presença dos seus anjos.
  • 26/10/2010 - 20°dia:-Ore Lucas 1.46-55 e engrandeça o Senhor de todo o seu coração.
  • 27/10/2010 - 21°dia:-Ore Efésios 1. 3-12 e creia: Você já recebeu todas as graças e Bênçãos do céu em Jesus. Aleluia!

Você que começou esse jejum, deixe seu comentário.
Vamos ver qual será a porcentagem de aderência do Coral nesse propósito?
Certamente Deus falará  muito com você nesses 21 dias. Registre aqui, divida sua experiência e direção recebida e... no final...glorifique o nome do Senhor Jesus com seu testemunho.




3 comentários:

  1. Estou na fé. Creio que Deus vai operar grandemente nesses 21 dias no meio de nós. Conforme as palavras do nosso regente: "É um novo tempo." Façamos a nossa parte que a resposta é certa, em o nome do Senhor Jesus. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Elisabete Zago14 outubro, 2010

    Elisabete Zago

    Creio que o"Senhor Jesus" é conosco sempre!!
    É meu primeiro jejum e percebo o inimigo se levantando contra mim, nesses dias tenho vivido algo diferente, mas Deus é comigo de dia e de noite e a cada opressão do inimigo eu me fortaleço no "Senhor Jesus".Graças a "Deus"!

    ResponderExcluir
  3. ja comecei e tinha perdido minha folha.. agora achei aqui .. mto obrigado

    ResponderExcluir

Agradecemos sua participação, seu comentário é muito importante enriquece o conteúdo do nosso blog. Que o Senhor Jesus abençoe sua vida.